quarta-feira, 11 de julho de 2012

GLOSSÁRIO DO SISTEMA DE FRANQUIA


GLOSSÁRIO DO SISTEMA DE FRANQUIA

Divulgaremos a seguir alguns dos principais termos que compõem o glossário do mundo do sistema de franquia:

CANAL DE DISTRIBUIÇÃO
Canal de distribuição - É definido como uma rede de organizações interdependentes que necessitam de uma estrutura consistente e baseiam-se em pessoas e relacionamentos, tendo como objetivo principal tornar o produto ou serviço disponível para o consumo. A importância do canal de distribuição é fundamental e seu custo representa uma parcela considerável do preço final do produto vendido ao consumidor. O canal pode ser classificado em direto, semidireto ou indireto, de acordo com o número de unidades intermediárias presentes. Também pode ser chamado de canal de marketing.

CAPITAL DE GIRO
Capital de Giro - É o conjunto de valores necessários para que uma empresa faça seus negócios acontecerem, ou girarem. Sua finalidade é suprir a empresa de recursos financeiros necessários para a realização das suas operações, ou seja, comprar e vender mercadorias ou produtos. Pode-se definir o Capital de Giro (C.D.G.) como a diferença entre as fontes permanentes e as aplicações permanentes, em outras palavras, o passivo permanente menos o ativo permanente.

CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA - COF
Circular de Oferta de Franquia ou COF - É o documento fornecido pelo franqueador aos investidores interessados em adquirir e operar uma franquia de sua rede. Este é um documento formal, onde além trazer várias informações sobre a franquia, a rede de franqueados e a empresa franqueadora, contém também uma minuta do contrato de franquia. Pela Lei, a COF deve ser entregue no mínimo dez dias antes da assinatura de qualquer contrato ou do pagamento de qualquer quantia, pois desta forma o candidato tem tempo suficiente para analisar toda a documentação, de preferência com a ajuda de um advogado.

CONSELHO DE FRANQUEADOS
Conselho de Franqueados - É o órgão de representação coletiva dos franqueados junto ao franqueador, servindo de elo de ligação entre o franqueador e sua rede de franquias. As funções, poder de decisão, regras de formação, quórum mínimo, etc., variam muito entre os franqueadores. É importante salientar que as atribuições deste conselho estarão sempre limitadas pelo contrato de franquia, tornando a sua estrutura consultiva.

CONSULTORIA DE CAMPO
Consultoria de Campo - A consultoria ou supervisão de campo é realizada através da visita periódica de um representante do franqueador aos seus franqueados. Tem como função a identificação de possíveis desvios na padronização e a orientação para a sua correção, representando assim um trabalho essencial para manutenção do padrão nas redes de franquia, e a necessária assistência aos franqueados. Para a efetivação deste trabalho, o franqueador depara-se muitas vezes com dificuldades como a localização das unidades franqueadas e a obtenção de profissionais preparados para esta função.

FATURAMENTO
Faturamento - É definido como o valor total recebido, expresso em unidades monetárias, obtido por uma empresa em determinado período com a venda de produtos ou serviços. Em outras palavras, é o número de unidades vendidas multiplicado pelo preço unitário de venda. O faturamento diferencia-se da receita, que inclui os valores obtidos de outras fontes (aplicações financeiras ou vendas a prazo).

FRANCHISING
Franchising - sistema de comercialização, que pode envolver produtos, serviços ou tecnologias, mas que, quase sempre é uma combinação de todos estes elementos. É uma palavra proveniente do francês antigo, que significa a transferência de um direito, outorga de um privilégio ou concessão exclusiva.
Tecnicamente falando, franchising não é um negócio ou uma indústria, mas sim um método de condução de negócios. Franchising é um sistema de distribuição no qual um fornecedor concede à outra parte interessada o direito de comercializar seus produtos ou serviços, conforme termos e condições pré-estabelecidos em comum acordo, durante um certo período de tempo, e numa área ou região específica.
Podemos definí-lo ainda como um sistema estratégico para distribuição de bens e serviços pelo qual uma empresa (franqueadora) cede o direito de uso de seu nome, seu logotipo, know-how e tecnologia, mediante ao pagamento de taxas a um terceiro, que se torna um franqueado com determinados direitos e obrigações para com o detentor da marca.

FRANQUEADO
Franqueado (Franchisee) - é a pessoa física ou jurídica que adquire a franquia, cuja finalidade está na distribuição do objeto da franquia. As obrigações do franqueado estão discriminadas no contrato e no Manual de Franquia. Aquele que adquire os direitos de operar, utilizando a marca de outra empresa, seguindo o padrão de funcionamento preestabelecido por ela.

FRANQUEADOR
Franqueador (Franchisor) - é a pessoa física ou jurídica que concede e vende a franquia. É aquele que detém a marca e o know-how (experiência, técnica) de comercialização de um bem ou serviço e que cede através de um contrato os direitos de uso e/ou de revenda, fornecendo assistência técnica-operacional e administrativa na organização e gerenciamento do negócio para o franqueado. 

FRANQUIA
Franquia (Franchise) - unidade franqueada, ou seja, a prestadora de serviços ou produtos que é aberta por um terceiro e não pelo dono da marca. Franquia também pode ser o sistema ou contrato de franchising.

FRANQUIA COMBINADA
Franquia Combinada - É aquela que reúne diferentes tipos de franquias com um único franqueado, num mesmo ponto comercial, ou seja, várias franquias de marcas consagradas oferecendo os produtos de mais de um conceito sob um mesmo teto. Deve-se ter o cuidado na hora de escolher os tipos de franquias a serem combinadas, a fim de que os produtos comercializados sejam complementares, nunca substitutos. Na franquia combinada há um melhor aproveitamento de funcionários, áreas comuns, máquinas e equipamentos, gerando uma economia na manutenção e nos investimentos, aumentando assim a rentabilidade.

FRANQUIA DE CONVERSÃO
Franquia de Conversão - É o tipo de franquia onde o empresário converte sua unidade independente em uma unidade franqueada, tranferindo sua tecnologia de negócio isolado para o franqueador, mas tendo que se ajustar às normas gerais e aos padrões da franquia escolhida. Neste tipo de franquia, a experiência empresarial e os investimentos do franqueado se revertem para o franqueador, incluindo os fracassos ou sucessos do empreendimento. Ocorre também o aproveitamento e valorização do ponto comercial já existente, visando uma maior rentabilidade e um menor investimento entre as partes. Como exemplo, pode-se citar um colégio já existente, e que pode ser adaptado para funcionar como uma franquia educacional, sendo considerado então como uma franquia de conversão.

FUNDO COOPERADO DE PROPAGANDA
Fundo Cooperado de Propaganda - A maioria das redes de franquias adotam um fundo cooperado de publicidade e propaganda, constituído especificamente para viabilizar as ações de marketing e publicidade da rede de franquias, com o claro objetivo de multiplicar os negócios da rede e difundir a marca. Este fundo é formado pela somatória das taxas de propaganda pagas pelos integrantes da rede, sendo administrado pelo franqueador, mas podendo ter também a participação de franqueados. Para que os objetivos sejam totalmente alcançados é importante que as regras estejam claramente definidas.

FRANQUIA DE DESENVOLVIMENTO DE ÁREA
Franquia de desenvolvimento de área - Na franquia de desenvolvimento de área, o franqueador vende os direitos de representação da rede, possibilitando ao franqueado abrir tanto unidades próprias quanto unidades em parcerias, dentro de sua área de atuação. Além disso, o franqueado pode representar o franqueador na venda de novas unidades franqueadas, e auxiliar no treinamento e supervisão de toda a rede. Os contratos são assinados individualmente, pelo franqueador principal, e os franqueados do franqueado intermediário podem desenvolver e multiplicar suas áreas de atuação. Esta modalidade de franquia assemelha-se muito ao conceito de franquia regional, sendo que a grande diferença está no fato de ser aplicada a áreas mais limitadas, como por exemplo um bairro ou uma cidade.

FRANQUIA DE DISTRIBUIÇÃO
Franquia de Distribuição - Na franquia de distribuição, o franqueador seleciona uma coleção de produtos exclusivos, fabricados por indústrias nacionais e estrangeiras que sua marca comercializa. O franqueador passa a funcionar como um intermediário entre produtores e franqueados, cabendo-lhe papéis relevantes em dois momentos distintos: antes da produção, com a concepção do produto, e após a fabricação, no controle da qualidade e na distribuição do produto. Nesta modalidade de franquia, não há taxa explícita de royalties ou taxa inicial da franquia, sendo que na maioria das vezes, esses custos estão embutidos na receita do franqueado, envolvendo, posteriormente, maiores taxas de impostos.

PLANO DE EXPANSÃO DE FRANQUIAS
Plano de Expansão de Franquias - É o plano utilizado quando uma empresa toma a decisão de se tornar uma franquia. Sua importância é fundamental para a implantação e expansão da Rede de Franquias. Este plano deve conter alguns pontos importantes como: taxas e estratégias de crescimento, serviços de suporte e treinamento a serem oferecidos ao franqueado, mão-de-obra e infra-estrutura necessárias para a operação e manutenção da franquia, tarifas a serem pagas pelo franqueador e as modalidades de franquia a serem disponibilizadas no mercado. Além disso, todo o plano de expansão deve ser profundamente analisado sob o aspecto financeiro a fim de aprimorar todas as possíveis estratégias de crescimento.

FRANQUIA INDIVIDUAL
Franquia Individual - É a modalidade de franquia mais comum, que não divide espaços com outras franquias. Neste caso, o franqueador outorga direitos exclusivos para que o franqueado passe a operar a franquia em uma determinada locação. Funcionando num ponto comercial especificamente escolhido para o negócio, independe do ramo de atividade existente anteriormente naquele local.

FRANQUIAS DE MINI-UNIDADES OU MINI-FRANQUIAS
Franquias de Mini-Unidades ou Mini-Franquias - É uma modalidade da franquia individual, com ponto comercial versátil, podendo ter o formato de uma pequena loja, quiosque, carrinho, ou ponto de coleta de serviços, caracterizando-se por ocupar áreas reduzidas para a operação do negócio. São projetadas para serem instaladas dentro de outras lojas como magazines, supermercados, lojas de conveniência, shoppings e hotéis. Dependem de uma loja ou unidade satélite que se responsabilize pela produção e pelo abastecimento.

FRANQUIA MISTA
Franquia Mista - Na franquia mista, como o nome sugere, o franqueador recebe uma taxa para atuar como fornecedor de produtos, intermediando o processo de distribuição entre produtores e franqueados, além de cobrar os royalties e taxas de franquia de seus franqueados. Esta modalidade de franquia é a que mais tem se expandido no mercado.

FRANQUIA MÚLTIPLA
Franquia Múltipla - Na franquia múltipla, é permitido que o franqueado forme uma rede local com várias modalidades de franquias, administrando vários pontos sem exclusividade, desde que esta possibilidade esteja prevista nos contratos de cada franqueador. As partes envolvidas no negócio mantêm um controle rigoroso sobre a multiplicação da franquia em rede, para não perderem a unidade do negócio e a proximidade com o público consumidor.

FRANQUIA DE NEGÓCIO FORMATADO
Franquia de Negócio Formatado (Business Format Franchising) - É quando o negócio engloba todos os aspectos do funcionamento do sistema, nos quais os procedimentos operacionais são colocados em manuais, de forma que o franqueado atue com todas as características da rede de franquias. Possui um alto grau de profissionalização, podendo ser chamada também de franquia de terceira geração. Ao optarem por um investimento com estas características, os franqueados adquirem uma cópia exata do negócio. Neste tipo de negócio o grau de risco pode ser considerado muito baixo quando compara-se a franquia com um negócio independente.

FRANQUIA PÚBLICA FORMATADA
Franquia Pública Formatado (Business Format Franchising) - É uma parceria estabelecida entre os órgãos da administração pública e empreendedores privados, em busca da expansão dos negócios do Estado e o alcance de novos mercados. 
A criação da franquia pública é uma inovação contida no anteprojeto que revoga a atual lei sobre franquia empresarial (Lei n° 8955/94). O conceito possibilita às empresas públicas, às sociedades de economia mista e às entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios adotar o sistema de franquia nos planos de expansão de suas atividades, sendo consideradas como autênticas parcerias público-privadas.

FRANQUIA PURA
Franquia Pura - Na franquia pura, o franqueador não atua como fornecedor e não recebe nenhum tipo de remuneração sobre o fornecimento de terceiros. Sendo assim, o franqueador tem sua rentabilidade proveniente apenas dos royalties e das taxas de franquia cobradas de seus franqueados. Esta modalidade de franquia está mais presente nos setores de alimentação e de serviços.

FRANQUIA SHOP IN SHOP
Franquia "Shop in Shop" - Nesta modalidade operacional de franquia o empresário aproveita seu atual ramo de negócios, incluindo seu ponto comercial, para incorporar uma mini franquia, que pode ser uma mini loja ou um quiosque. O fato de poderem utilizar um espaço reduzido, facilita a instalação destas mini franquias no interior da loja. O objetivo desta integração, é o de poder comercializar produtos e/ou serviços específicos, mas que possuam características semelhantes às do negócio principal. Desta forma, as duas empresas podem obter um resultado operacional melhor do que a soma dos resultados obtidos se estivessem atuando individualmente.

FRANQUIA SOCIAL
Franquia Social - Assim como a Franquia Empresarial, a Franquia Social também tem por objetivo possibilitar entidades a trabalhar em rede e multiplicar o conhecimento de metodologias, técnicas e experiências. A diferença é que o resultado que busca não é o lucro financeiro, mas o benefício social e o impacto social positivo. Na Franquia Social pode-se utilizar os mesmos recursos, metodologia, e ferramentas para estruturar, formatar, multiplicar, treinar e coordenar as entidades franqueadas como é feito nos sistema de Franquia Empresarial.

FRANQUIA UNITÁRIA
Franquia Unitária - Nesta modalidade operacional de franquia o franqueador empresta ou cede o direito de implantação e operação ao franqueado. Como pré-requisitos, o franqueador exige uma unidade específica em local determinado, com exclusividade. Caso o franqueado tenha a intenção de incluir um outro tipo de franquia no local, criando um mix de franquias, deverá obrigatoriamente consultar o franqueador. Como exemplos desta modalidade de franquia, temos a franquia de Casas Lotéricas e a franquia dos Correios e Telégrafos.

MARK-UP
Mark-up - É um índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formação do seu preço de venda. Pode ser considerado também como a margem bruta de comercialização deste bem ou serviço. Esta margem deve ser tal que ao ser aplicada, permita à empresa cobrir os custos diretos (ou variáveis), os custos fixos e a parcela desejada de lucro da empresa.

MASTER FRANQUIA
Master Franquia - Sistema pelo qual o franqueador concede a terceiros o direito de vender a sua marca em determinada região. Desta forma, o franqueado, sob autorização do franqueador, pode repassar a marca e/ou método de trabalho para outras pessoas, os subfranqueados. É uma estratégia para ampliar a rede em determinadas regiões, tanto em território nacional quanto internacional, neste caso, sujeitas às legislações e adaptações culturais do país onde se expande.

MIX DE PRODUTOS
Mix de produtos - É definido como a variedade de produtos que a empresa disponibiliza para seus clientes, de acordo com uma demanda existente ou gerada. Saber selecionar o melhor mix de produtos é essencial. A seleção e disponibilidade de produtos numa loja ou num estabelecimento comercial podem satisfazer e fidelizar, ou não, o cliente. Esta combinação é um fator de concorrência que também contribui para assegurar o êxito do negócio.

ROYALTIES
Royalties - Os royalties constituem uma das formas mais antigas de pagamento de direitos. A palavra royalty tem sua origem no inglês royal, que significa "da realeza" ou "relativo ao rei". Originalmente, royal era o direito que os reis tinham de receber pagamento pela extração de minerais feita em suas terras. 
No franchising, os royalties são considerados como o percentual pago periodicamente pelo franqueado, enquanto a franquia estiver funcionando, e que incide sobre a receita ou é embutido nos preços dos produtos que são fornecidos pelo franqueador.

TAXA DE PUBLICIDADE
Taxa de Publicidade - É uma contribuição que todos os franqueados de uma rede de franquias fazem para um fundo comum, a ser aplicado na promoção da marca e dos produtos da cadeia, não devendo ser visto como uma fonte de lucro pelo franqueador, que deve geri-lo e justificar sempre a sua utilização de forma correta.

TERRITÓRIO
Território - Corresponde à área de atuação de uma franquia, estipulada e registrada através de contrato firmado entre o franqueador e o franqueado, com garantia de exclusividade ou preferência para o franqueado. 
A delimitação do território de uma franquia é um dos aspectos mais importantes e que geram mais polêmica nas redes de franquias. Por isso, deve ser analisado muito bem pelo franqueador e pelo franqueado, de forma a evitar futuros conflitos. A condição para a delimitação de território é aexistência de um potencial de mercado numa determinada região.

TRADE MARKETING
Trade marketing - É o esforço de marketing feito pelos fabricantes para auxiliar seus canais de distribuição a vender produtos. Constitui-se num conjunto de ferramentas que visam aprimorar a relação entre os produtores e varejistas, de modo a minimizar os conflitos e gerar ganhos para ambos, otimizando assim a relação entre eles.

UNIDADE PILOTO
Unidade-Piloto - É uma unidade que deve ser implantada, operada e gerida pelo eventual franqueador, para testar a viabilidade do sistema de franchising antes de vendê-lo ao mercado. Suas características, incluindo mix de produtos e serviços, tipo de localização, layout e políticas operacionais, devem ser as mesmas do modelo de estabelecimento que será administrado pelos futuros franqueados. Após a consolidação do sistema ela pode ser utilizada como centro de treinamento de franqueados e funcionários da rede.

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