sábado, 21 de julho de 2012

NEGÓCIO INDEPENDENTE X FRANQUIA



PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE NEGÓCIO INDEPENDENTE E FRANQUIA

A decisão de entrar no mundo dos negócios é muito importante. Optar por um negócio independente ou por uma franquia é um desafio. Antes de decidir, você deve fazer uma auto-avaliação e identificar seu empreendedor. Decida sempre pelo segmento que você terá maior prazer de trabalhar nele. Siga o ditado budista: " Descubra algo que você gosta de fazer e você nunca mais terá trabalho".

Em ambos os casos, negócio independente ou franquia, você como empreendedor já tem mais um trabalho, avaliar os detalhes de operação do ramo de negócio que pretende atuar e, em seguida, listar e comparar as vantagens e desvantagens entre um sistema e outro.

Com o propósito de auxiliar a análise, o guiadofranchising.com.br via internet lista abaixo alguns tópicos importantes para sua comparação. Porém, fique atento, dependendo do tipo de franquia, os serviços à rede de franquias pode variar.


Categorias
Negócio Independente
Franquia
Marca
É necessário estabelecer e firmar um nome próprio para o negócio. O consumidor vai se identificar mais com o proprietário do que com a marca.
O franqueado adquire de imediato o direito de uso da marca e logotipo de marca já conhecida, e com boa aceitação no mercado. O consumidor final se identifica com a marca já conceituada no mercado, o que torna-se uma vantagem sobre a concorrência local.
Produtos ou Serviços

Requer do empreendedor conhecimento, experiência para criar, desenvolver, testar, avaliar e implantar seu produto e/ou serviço. Será consumido muito tempo para os produtos e/ou serviços tornarem-se conhecidos e exigirá tempo e bons investimentos em marketing para torná-los com boa aceitação pelo mercado. A vantagem aqui é a flexibilidade de adaptar os produtos/ serviços ao gosto local.
Em redes de boa reputação, a grande vantagem é o produto chegar ao mercado com aceitação imediata, pois foram desenvolvidos, testados, padronizados e implantados. Com a padronização do ambiente, do atendimento, da produção e com controle da qualidade tornam-se consagrados. Os franqueados não podem escolher que produtos e/ou serviços querem comercializar.
Treinamento
A administração do negócio depende exclusivamente da capacidade individual e do perfil do proprietário.
O franqueado torna-se apto a iniciar um novo negócio de imediato. Adquire a experiência e o conhecimento de anos de trabalho que o franqueador acumulou.
Parte do negócio
Começa pequeno e consumirá tempo para seu desenvolvimento. Pode necessitar de suporte ou recursos externos para crescer. E aí o custo de consultoria para pesquisa é mais elevado.
Nasce com operação completa. O franqueado bem treinado deverá operar eficientemente o negócio. Conta com a transferência do Know-how e manuais detalhados. Adiciona-se aqui a consultoria que contempla: produção e comercialização; área de atuação e público alvo; plano de marketing e propaganda, publicidade, promoções; relação de fornecedores e preços; e ainda, análise da concorrência.
Publicidade e Promoção
Suporta os custos de criação, produção e da seleção correta de canais de comunicação sozinho.
Tem suporte e apoio do franqueador na criação e produção. A divulgação nacional é de responsabilidade do franqueador. Na publicidade e promoção local o franqueado conta com o suporte e apoio do franqueador. Normalmente, o custo de divulgação local é de responsabilidade do franqueado.
Fornecedores / Suprimentos
Especifica e compra o material que lhe convier, tem liberdade, e é com ela que ele vai testar sozinho novas tecnologias, novas máquinas, equipamentos e suprimentos. Se precisar de consultoria externa, arca com os custos. Tem que administrar a relação com seus fornecedores. Como compra sozinho, não contará com benefícios e/ou descontos especiais por volume na compra.
O franqueador é quem especifica máquinas, equipamentos e os materiais. Ele seleciona os melhores fornecedores e, principalmente, repassa os descontos por volumes comprados pela rede. O Franqueado se relaciona só com os fornecedores homologados pela rede, não tem a liberdade de comprar de qualquer um, porém corre menor risco com o mercado de fornecedores e suprimentos.
Desenvolvimento de novos produtos
O proprietário responde com maior rapidez a demanda de mercado, porém, atuará com menores recursos.
O franqueador está constantemente desenvolvendo novos produtos/serviços, porém, perde na agilidade, pois precisa testá-los antes de lançar no mercado.
Ponto Comercial
Livre. Pode errar ou acertar. Se precisar de consultoria para auxiliá-lo na escolha, terá um custo para isto. Normalmente, mais elevado do que na franquia.
O franqueador, que detém a experiência na operação do negócio, fornece assessoria na escolha do ponto comercial, recomenda a localização mais adequada e especifica o ambiente de operações e vendas.
Problemas no dia a dia
Tem mais ações corretivas e, em alguns casos, poderá até recorrer a ajuda externa, também com custos.
Tem mais ações preventivas. O franqueador presta apoio e assessoria de campo. Visita regularmente a franquia e acompanha a prevenção e solução de problemas.
Venda do negócio
Tem toda a liberdade de negociar a venda da loja.
Tem limitações na venda. Precisa ouvir o franqueador e conceder-lhe o direito de preferência. Só poderá vender para candidatos com perfil definido e aprovado pelo franqueador.
Recursos Humanos
Considerando a inexperiência do empreendedor na administração do pessoal, terá que recorrer à consultoria externa para os métodos de gerenciamento e assessoria legal e jurídica. Isto representa mais um custo.
Pode apresentar uma metodologia própria para o gerenciamento da equipe, e ter uma política de RH já testada e ajustada aos negócios da rede, o custo desta assessoria é muito menor o que o de uma consultoria externa independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário