quarta-feira, 18 de julho de 2012

PERGUNTAS AO FRANQUEADOR X FRANQUEADO


PERGUNTAS AO FRANQUEADOR X FRANQUEADO

Em todo o processo de definir-se por uma franquia, elaboramos algumas perguntas que sugerimos devam ser feitas a franqueadores e franqueados, para aqueles que pretendem investir nesse segmento possam aumentar seu nível de controle sobre os riscos do negócio:

Pergunte ao franqueador
  • Pergunte tudo que achar necessário. Não tenha vergonha ou receio, pois é seu direito conhecer e saber da operação e do histórico do franqueador e sua rede. 
  • Conheça o franqueador, não se contente em falar apenas com os funcionários, pois não se esqueça que será com ele que você irá se relacionar. 
  • O franqueador que não souber ou puder dar algumas respostas básicas quanto ao seu negócio, não está preparado ou não tem perspectivas a médio e longo prazo quanto a seu negócio, por isso lembre-se de perguntar: 
  • Quem são os sócios da empresa franqueadora e quais suas funções na estrutura?
  • Como surgiu e se desenvolveu o negócio?
  • Quando foi o início do franchising?
  • Como foi o crescimento da rede neste período e quais as dificuldades encontradas?
  • Como superou estas dificuldades? O que fez e o que faz para preservar o sistema?
  • Qual a meta de crescimento da rede? Como e onde pretende crescer?
  • Quais os canais de comunicação e relacionamento com a rede? News Letter, internet, extranet, etc.
  • Se há conselho de franqueados e comitês de trabalho e como funcionam?
  • Como ele avalia o grau de satisfação da rede em relação ao negócio e ao seu desempenho como franqueador?
  • Quais as unidades que foram fechadas no período e por que?
  • Qual o prazo do contrato e se nas renovações é cobrado ou não nova taxa de franquia?
  • Qual o tipo de loja (Shopping, rua, galeria, etc.)?
  • Qual a metragem ideal e características do ponto?
  • Quais são os fornecedores e sua capacidade se suprir as necessidades da rede (Nacional, internacional, porte, qualidade, concorrência, exclusividade, etc.)?
  • Quanto é cobrado de taxa de franquia, royalties e fundo de propaganda e sobre o que? Faturamento bruto? Compras? Valor fixo? Outras formas?
  • Qual o valor do investimento para montagem de uma loja (Montagem, equipamentos, decoração, móveis, informatização?
  • Quais os outras gastos pré-operacionais (Aluguel, salários de funcionários e treinamento antes do início da operação)?
  • Qual a necessidade de capital de giro?
  • Qual o período médio de maturação do negócio? Quantos meses demora para atingir o ponto de equilíbrio?
  • Qual o prazo de retorno do investimento?
  • Como é a operação do negócio?
  • Número médio de funcionários e suas funções, horário de trabalho, fornecimento de produtos (fornecedores exclusivos, cooperativa de compra, etc.), equipamentos, informatização da unidade, etc.
  • Qual o resultado financeiro? 
Lucro operacional = Receita - Custos Variáveis - Custos operacionais Onde: 

Receita = Faturamento (varia por tipo de loja e deve ser baseado na realidade da rede); 
Custos variáveis = Impostos, taxas da franquia (royalties e fundo de propaganda) ,frete, comissões, etc. 
Custos Operacionais = aluguel, condomínio, IPTU, despesa com pessoal (salário, encargos e benefícios), manutenção de equipamentos, manutenção predial, conta água, luz, telefone, administrativo financeiro, outros. 
Obs.: Verificar se o pró-labore está ou não incluído no cálculo do resultado operacional.
Margem de Contribuição ou lucro bruto = Receita - custo variável
Margem de Lucro Operacional = Lucro operacional / Receita
  • Qual suporte é dado para escolha do ponto?
  • Como é o treinamento? Quanto tempo e para quem ele se destina - franqueado e funcionários?
  • Quais são as despesas com o treinamento e pré-operacional?
  • Os fornecedores para montagem da unidade são indicados pelo franqueador?
  • O franqueador acompanha e orienta no processo de montagem e implantação da loja?
Pergunte ao franqueado
  • Geralmente os franqueados são muito receptivos com os potenciais franqueados, pois existe uma identificação muito grande entre eles. Obviamente esta aproximação deverá ser da forma mais transparente possível, procure não ser indiscreto e com certeza as informações irão fluir normalmente. 
  • Não se limite a conversar somente com os franqueados indicados pelo franqueador, procure ouvir outros também. 
  • Não se deixe influenciar pelos franqueados muito otimistas nem pelos pessimistas, procure ponderar e entender o porque da opinião do franqueado. Saiba interpretar os sinais, as dicas que estão evidentes, não transfira para um terceiro suas expectativas e nem procure obter a aprovação dele para sua escolha. 
  • Qual a opinião dele em relação à rede?
  • Qual a opinião dele em relação ao franqueador?
  • O negócio atende às expectativas iniciais? Por que?
  • Como foi o suporte pré-operacional?
  • O investimento total foi dentro do previsto?
  • O treinamento inicial e a supervisão constante são eficientes? Existem?
  • O franqueador ouve e respeita a rede e seus representantes?
  • A empresa é dinâmica, está atualizada e é competitiva?
  • A rede de fornecedores é eficiente e tem qualidade?
  • O faturamento, a margem de lucro e retorno do investimento estão dentro do previsto inicialmente?
  • Ele investiria novamente no mesmo negócio? Se arrependeu ou não do investimento?
Analise os documentos da Franquia
  • Após o processo inicial de avaliação e conhecimento mútuo, quando ambas as partes já tem uma opinião formada quanto ao interesse na continuidade do negócio, está na hora do franqueador fornecer a você, candidato a franquia, aCOF - Circular de Oferta de Franquia.
  • A Circular de Oferta é um descritivo do negócio, obrigatório por lei, onde deve constar todas as informações referentes ao processo. Faz parte integrante da circular uma minuta do contrato de franquia. 
  • Pela lei você tem no mínimo 10 dias para analisar toda a documentação. Não deixe de consultar um advogado para auxiliá-lo nesta análise.


Nenhum comentário:

Postar um comentário