segunda-feira, 20 de agosto de 2012

FLUXOGRAMA FORMATAÇÃO DE FRANQUIA


Fluxograma de processo de formatação de uma
franquia

O fluxograma de processo de formatação de uma franquia apresenta uma seqüência que ilustra cada uma das fases a serem completadas antes de um franqueador abrir uma operação franqueada. Tais fases podem ser adaptadas em razão das especificidades de cada negócio. Caso o processo de formatação siga essas etapas, é muito provável que o franqueador otimize seus resultados.

Plano de Franquia




Na visão de Justis e Judd, o processo de formatação de uma franquia envolve diversas fases. Saiba quais são elas:

Fase I: Pesquisa e análise

Esta fase inclui um estudo de viabilidade econômico-financeiro e de atratividade mercadológica, que deve apontar a adequabilidade estratégica e tática da opção pelo sistema de franchising, diante das características intrínsecas do negócio e do mercado. Deve ser elaborado um estudo do mercado e da concorrência, além de um dimensionamento físico-financeiro do negócio a ser franqueado, com base nas experiências piloto, além da estrutura necessária para o franqueador.

Fase II: Desenvolvimento organizacional

Esta fase engloba os fatores internos e externos necessários para o desenvolvimento do sistema de franchising. Com base na análise dos aspectos legais, fiscais, contábeis, logísticos e ambientais que possam influir no negócio, e da análise do perfil mínimo e do perfil ideal do franqueado, identifica-se quais os aspectos da organização que ainda devam ser desenvolvidos ou aprimorados para que franquias possam ser concedidas. Quase todas as empresas passam por ajustes em sua organização para que possam franquear seu conceito. A resultante dessa tarefa é a elaboração de um plano de negócios ou de um plano de franquia.

Fase III: Marketing para franqueados

Nessa fase, é desenvolvida a estratégia de apresentação do negócio para o franqueado em potencial e o Plano Diretor de Comercialização de Franquias. A estratégia de comunicação para captação de franqueados é definida nessa fase. Além disso, a equipe que atenderá franqueados potenciais deverá ser capacitada nessa fase.

Fase IV: Seleção do franqueado

O processo de seleção de franqueados é definido nessa etapa, e inclui a análise do perfil pessoal, profissional, financeiro e comportamental do franqueado. São definidos os critérios e os meios a serem utilizados noprocesso seletivo: entrevistas, análise de crédito, análise documental, etc.

Devem ficar claras as razões pelas quais um franqueado terá sido ou não selecionado, além das informações qualitativas que poderão ser aproveitadas na fase de capacitação do franqueado. Um franqueado com facilidade em marketing, porém, com dificuldades em RH, poderá ter seu programa de capacitação ajustado de acordo com essas particularidades.

Fase V: Construção e treinamento

Enquanto o franqueado e sua equipe passam pelo programa de treinamento ou em alguns casos antes mesmo dessa fase, o franqueador deve avaliar o ponto e/ou o potencial de mercado da unidade franqueada – diretamente ou com o apoio de uma empresa especializada em geomarketing. Com o apoio de um escritório de arquitetura, deve estimar os custos de reforma do local e ajustar seu plano de negócios e suas projeções financeiras para a localidade específica. Estes serviços podem ser prestados após a assinatura do contrato ou serem antecipados por meio da assinatura de um protocolo de intenções ou pré-contrato. É cumprido nessa fase um detalhado check-list pré-operacional, envolvendo os procedimentos de montagem e instalação do negócio.

Fase VI: Início e acompanhamento

A partir da inauguração do negócio, deve ser colocada em prática uma campanha de marketing de lançamento, e ações de acompanhamento contínuo, em caráter pró-ativo, ou seja, independentemente de solicitações formais por parte do franqueado (lembrando que acompanhamento exclusivamente reativo caracteriza o sistema de concessão comercial e de serviços).

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