quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TAXA INTERNA DE RETORNO - XTIR






XTIR (Taxa interna de Retorno)


O que é?

A função XTIR faz o cálculo a Taxa Interna de Retorno de uma seqüência de fluxos de capitais representadas pelos números em valores.
De uma maneira mais simples de entender, a Taxa interna de retorno é justamente a taxa de retorno percentual de um investimento com base no montante de capital investido inicialmente (representada em valores negativos) e nas posteriores receitas geradas (representada em valores positivos).
Ao contrário da função TIR , que também realiza o cálculo de Taxa interna de retorno em intervalos periódicos (mensal ou anual, por exemplo), a função XTIR possibilita efetuar este cálculo com base em fluxos de capitais não regulares.

Sintaxe

=XTIR(valores; datas; estimativa)
Onde:
  • Valores é o conjunto de fluxos de capital correspondentes a um programa de pagamentos em datas. No caso do primeiro valor, este é opcional e está relacionado a um custo ou pagamento que é feito no início do investimento. Neste caso, o valor inicial deverá ser negativo e as receitas geradas posteriormente serão representadas por valores positivos. As séries de valores devem conter pelo menos um valor positivo e um valor negativo.
  • Datas é o intervalo de datas correspondentes aos pagamentos de fluxo monetário. A primeira data marca o início do programa de pagamentos e todas datas subseqüentes deverão ser posteriores a esta data e podem estar em qualquer ordem.
  • Estimativa é um parâmetro opcional. O Excel utiliza um método iterativo para o cálculo da TIR: este método depende de um valor inicial arbitrário. Forneça este parâmetro para que o Excel o utilize como chute inicial.
Suponha que você tenha adquirido um imóvel e o tivesse transformado em um restaurante. O investimento na aquisição e reformas do imóvel foi sido de R$ 800 mil. Em cinco datas diferentes, não periódicas, posteriores a data de lançamento do restaurante você fez a contabilização das receitas.
Com base no intervalo de datas fornecido e nos pagamentos realizados nestes períodos, iremos calcular a taxa de retorno de investimento com a função XTIR.
Os fluxos de capitais estão representados no intervalo de células C5:C10. Calcularemos a TIR deste projeto na célula C11. Para esta tarefa, faça o seguinte:
  • Posicione o mouse sobre a célula C11;
  • Digite a fórmula: =XTIR(C5:C10;B5:B10);
  • Tecle Enter e confira o resultado.
O retorno deste investimento até a última data informada foi de 40,46%.

Pratique!

Caso não consiga abrir os arquivos, clique nos links com o botão direito do mouse e escolha "salvar como".
Importante: Para que essa função seja reconhecida pelo Excel, é necessário saber disponibilizar novas funções de planilha. Para isso, acesse ao menu Ferramentas, clique sobre Suplementos e ative a opção Ferramentas de Análise. Clique em OK para confirmar.

Exemplo

Nenhum comentário:

Postar um comentário