terça-feira, 12 de março de 2013

FUNÇÕES FINANCEIRAS - DEPRECIAÇÃO




DEPRECIAÇÃO - DPD







O que é?

A função DPD calcula a depreciação de um ativo, dado seu valor de compra, resíduo e vida útil. Depreciação é um conceito utilizado em finanças associado à perda de valor de um bem ao longo do seu ciclo de vida: ele é utilizado principalmente em balanços patrimoniais para evitar que os valores declarados de bens duráveis, como por exemplo ativos fixos, fiquem além dos seus valores reais, levando em consideração seu desgaste ou obsolescência.


DPD calcula a depreciação linear do ativo em questão. Se você estiver montando um balanço, será necessário consultar as Normas Brasileiras de Contabilidade quanto a períodos, prazos e modelos de depreciação, e valores residuais regulados para cada tipo de ativo.

Como aplicar a função

Use a seguinte fórmula:
=DPD(custo; valor_residual; vida_útil)
  • Custo é o valor de compra do ativo;
  • Valor_residual é o valor do ativo no fim da sua vida útil (geralmente zero, e em outros casos seu valor de venda, deduzidos os custos);
  • Vida_útil é o número de períodos sobre o qual o ativo sofrerá depreciação; em vários casos, é o número de períodos de uso do ativo.

Exemplo

No exemplo a seguir, temos uma pequena tabela de bens e desejamos calcular a depreciação de cada um. Observe a planilha:
A coluna C contém o custo dos itens; a coluna D contém seus valores residuais, e E, a vida útil em meses. Para calcular a depreciação, use a seguinte fórmula:
Veja o resultado aplicado a todos os bens:

Pratique!



Nenhum comentário:

Postar um comentário