quarta-feira, 27 de agosto de 2014

COMO ORGANIZAR O BALANÇO PARA UMA ANÁLISE ECONÔMICA





COMO ORGANIZAR O BALANÇO PARA UMA ANÁLISE ECONÔMICA







Apresentamos a seguir um Balanço Patrimonial encerrado em 30 de abril que servirá como base para elaboração de uma análise econômica no mês de maio.
Esta análise resultará na determinação de indicadores de retorno do investimento e custo do capital, EVA, entre outras medidas de desempenho.
Mostraremos como organizar ou estruturar o balanço patrimonial para este tipo de análise:
BALANÇOS PATRIMONIAIS

O “Ativo” representa o conjunto de investimentos, numa determinada data, que a empresa necessita para cumprir seus objetivos.
O “Passivo” representa o conjunto de capitais empregados, numa determinada data, para que a empresa possa suportar os investimentos realizados.
A melhor definição do que é um balanço é a seguinte: o balanço patrimonial é um relatório que apresenta, numa determinada data, a posição dos investimentos e dos capitais empregados.
O equilíbrio permanente entre Ativo (Investimentos) e Passivo (Capitais Empregados) é fácil de ser compreendido: se a empresa em 30 de abril necessita de $78.000 de investimentos, ela também necessita de $78.000 de capitais para suportar estes investimentos.
O lado esquerdo do balanço contempla investimentos de natureza diferente, como Clientes e Edificações. Porém, tudo é investimento. Em nosso exemplo, o total de investimentos é de $78.000.
O lado direito, por sua vez, contempla os capitais empregados e deverá ser dividido de duas maneiras.
  1. Capitais que se originam de dentro da operação, chamados de: Passivo Operacional, Passivo Espontâneo ou Passivo de Funcionamento.
São os capitais fornecidos pela própria dinâmica operacional. Os exemplos mais comuns são: Fornecedores que nos vendem a prazo, Salários e Encargos a Pagar recolhidos entre o final e início do mês seguinte, Impostos a Pagar recolhidos no início do mês seguinte, etc.
Em nosso exemplo, o total dos capitais que vem de dentro da operação é de $11.000 (Fornecedores/$7.000 + Impostos a Pagar/$2.000 + IR/CSLL a Pagar/$1.400 + Dividendos a Pagar/$600).
O custo destes capitais que vem de dentro da operação, cujo exemplo mais facilmente observado é a conta de Fornecedores, está considera dentro da formação do lucro operacional.
  1. Capitais que se originam de fora da operação: capital de bancos e operações assemelhadas e capitais do acionista.
Capital de bancos e operações assemelhadas: representam todos os financiamentos associados aos investimentos de longo prazo. São os financiamentos contratados junto ao BNDES e outros bancos ou instituições de fomento ao desenvolvimento, emissão de papéis no Brasil ou no exterior, refinanciamento de tributos e impostos, etc.
Em nosso exemplo a capital de fora da operação contratado junto a bancos é representado pelos Empréstimos de curto e longo prazo que somam o montante de $30.000.
Nota: podem ser tratadas dentro do passivo operacional as operações juntos aos bancos vinculadas à administração da gestão de liquidez no curto prazo, e não aos investimentos de longo prazo, como os recursos de uma Conta Garantida.
Capitais do acionista: é o Patrimônio Líquido. É o capital financiado por acionistas através de integralizações mais a reinversão de lucros.
A expressão Capital Próprio (sinônima de Capital do Acionista) não é adequada. Dá a entender que é o capital pertence à própria empresa. A empresa não é dona deste capital, e sim seus acionistas.
Em nosso exemplo, o capital do acionista é de $37.000.
Em resumo, os capitais de forma da operação montam a $67.000 ($30.000 de capitais de bancos e $37.000 de capitais do acionista).
O custo destes capitais que vem de fora da operação (bancos e acionistas) é considerado após o lucro operacional.
Neste exemplo, o investimento total de $78.000 é financiado por $11.000 de capitais que vem de dentro da operação.
Portanto, o investimento líquido é de $67.000 ($78.000 - $11.000).
Este investimento líquido de $67.000 sempre coincidirá com o montante dos capitais provenientes de fora da operação.
Portanto, o balanço patrimonial compactado do nosso exemplo é o seguinte:
BALANÇOS PATRIMONIAIS

Atualmente, na análise moderna balanços o que se deseja analisar é o retorno sobre os investimentos líquido.
Também na análise moderna de balanços o que se deseja estudar é o retorno sobre os capitais empregados que vem de fora da operação.É igualmente neste formato que se identifica a estrutura de capital vigente ou ideal para a empresa.
Resumindo, analisar o retorno do investimento líquido ou retorno do capital empregado é tudo a mesma coisa.
Boa Sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário