sexta-feira, 24 de outubro de 2014

CONTROLANDO FINANCIAMENTOS NO SISTEMA PRICE







Descrição

Como determinar o saldo mensal de dois financiamentos organizados pelo Sistema Price (Tabela Price) de amortização, sendo um de curto prazo e outro de longo prazo?

As principais características do Sistema Price são prestações constantes, juros decrescentes, amortizações crescentes e saldo final decrescente (zerando no final do número de prestações determinadas).

Para um melhor entendimento, teremos como exemplo dois financiamentos, um de longo prazo (>12 meses) e outro de curto prazo (<= 12 meses) .

Para o financiamento de longo prazo teremos uma taxa proporcional mensal da taxa anual da SELIC que, nesse caso, será de 1,52% a.m..

Para o financiamento de curto prazo a taxa será determinada pelo mercado, que, no caso será de 1,45% a.m.

Para um melhor controle os dados como Saldo Inicial, Prestação, Juros, Amortização e Saldo Final serão apresentadas mês a mês.

Para melhor informar os dados para apuração do saldo no Balanço Patrimonial, será necessário apresentar mês a mês o saldo de curto prazo (<=12 meses) e o saldo do longo prazo (>12 meses), podendo ser alocadas nas contas deFinanciamento de Curto Prazo (Passivo Circulante) e Financiamento de Longo Prazo (Exigível a Longo Prazo), respectivamente.

Baixe a planilha para praticar: Baixar planilha

Boa Sorte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário