terça-feira, 20 de março de 2012


PRINCIPAIS SEGMENTOS DE FRANQUIAS NO BRASIL – ALGUNS INDICADORES – 2001/2010

Alberto Lima
Consultor de Franchise

As informações obtidas das tabelas baixo, com dados de faturamento e unidades (lojas), dos anos de 2001, 2009 e 2010, da Associação Brasileira de Franchising, são bastante esclarecedoras a respeito da relevância desse setor para a economia brasileira, como também fornecem importantes dicas para pessoas empreendedoras, empresários que querem diversificar seus investimentos ou ainda aqueles que resolveram concretizar seus sonhos de terem um negócio próprio, indicando-lhes os vários segmentos de atuação que compõem o mercado de franquias no Brasil, quanto faturam, número de lojas, vendas mensais por lojas e evolução de suas participações nesse mercado de 2001 a 2010.


FATURAMENTO MENSAL P/LOJA(R$)
PARTIC.POR SEGMENTO
CRESCIMENTO %
SEGMENTOS
2001
2009
2010
2001
2009
2010
2001
2010
Negócios, Serviços e Outros Varejos
57.466
94.059
96.577
37
29,5
27,5
68,1
Esportes,Saúde,Beleza e Lazer
69.629
86.204
106.034
13
15,6
15,5
52,3
Educação e Treinamento
32.076
35.181
37.268
11,9
8,2
7,5
16,2
Alimentação
32.554
57.734
63.491
13,3
17,3
20
95,0
Vestuário
55.148
63.482
65.198
6,7
8,1
8,6
18,2
Acessórios Pessoais e Calçados
79.060
205.253
185.144
1,6
5,9
6,3
134,2
Veículos
22.845
50.367
53.123
3,1
4,2
3,6
132,5
Móveis, Decoração e Presentes
24.323
26.696
27.384
4,5
4,4
4,6
12,6
Limpeza e Conservação
79.555
69.106
81.230
1,6
1
0,9
2,1
Fotos, Gráficas e Sinalização
41.033
70.672
77.041
5
2,4
2
87,8
Informática e Eletrônicos
20.675
53.863
55.136
1
1,5
1,4
166,7
Hotelaria e Turismo
50.689
99.206
108.105
1,2
2
2
113,3
TOTAL



100
100
100


Dos dados acima podemos perceber:
        

O Segmento de Informática e Eletrônicos, apesar de ter sido o que apresentou maior crescimento no volume de vendas por loja, praticamente não melhorou sua participação no ranking geral das franquias em 10 anos ( 1,0/1,4), comportamento que sugere a ocorrência de apenas aumento dos preços relativos dos produtos vendidos; 

· Acessórios Pessoais e Calçados foi o segmento que apresentou melhores taxas de crescimento combinados, com as vendas aumentando 134,2% e seu peso na composição do quadro geral de Franquias evoluindo de 1,6% para 6,3%; 

· Negócios, Serviços e Outros Varejos; Educação e Treinamento; Veículos; Móveis, Decoração e Presentes; Limpeza e Conservação; Fotos, Gráficas e Sinalização foram os segmentos que apresentaram modestos níveis de crescimentos de vendas, mas tiveram diminuição de suas participações no quadro geral de Franquias; 

· O Segmento de Alimentação mostrou-se com bom desempenho, uma vez que teve crescimento de 95,0% nas vendas e aumentou sua participação no quadro geral das franquias em 20%

Nenhum comentário:

Postar um comentário