sábado, 27 de setembro de 2014

10 INDICADORES BÁSICOS PARA UMA BOA ANÁLISE DE EMPRESA




10 Indicadores Básicos para Uma Boa Análise de Empresas


INTRODUÇÃO
Hoje vamos tecer alguns comentários sobre 10 Indicadores Básicos de Performance para que possamos realizar uma boa análise econômico-financeira em uma empresa, para medir a qualidade dos investimentos e sua respectiva liquidez.
O fato de citarmos 10 indicadores não significa que não caibam mais 1 ou 2 indicadores neste painel de indicadores básicos. O importante é notar que o número de indicadores básicos é enxuto. Nada de imaginar que uma boa análise demande a elaboração de 20, 30 ou 40 indicadores.

1. QUAIS SÃO ELES?

Recomendamos que se divida a análise de uma empresa em 2 focos:
  • Qualidade dos investimentos (qualidade dos capitais empregados).Uma empresa é um conjunto de investimentos. Estes investimentos são financiados por capitais. Portanto, quando se analisa uma empresa, se deseja saber como anda o retorno sobre os investimentos, ou o retorno sobre os capitais empregados. Para responder a esta pergunta precisamos de 8 (oito) indicadores.
  • Liquidez (capacidade de pagamento). Quando analisamos uma empresa queremos saber sobre sua capacidade de pagamento.Queremos saber se a empresa gera caixa para cobrir todos os gastos com a operação, cobrir os investimentos em capital de giro e capital fixo, cobrir o pagamento do serviço da dívida (juros mais principal) e cobrir o pagamento de dividendos. Para realizar esta análise precisamos de 2 (dois) indicadores.
A análise da qualidade dos investimentos e da liquidez pode ser feita com base em demonstrações financeiras encerradas ou projetadas.
Importante:
O fato de citarmos 10 indicadores não significa que não caibam mais 1 ou 2 indicadores neste painel de indicadores básicos. O importante é notar que o número de indicadores básicos é enxuto. Nada de imaginar que uma boa análise demande a elaboração de 20, 30 ou 40 indicadores.
Óbvio que poderemos apresentar um quadro anexado contendo tantos indicadores quanto forem necessários para complementar a análise da empresa. Ou seja, há um núcleo básico de indicadores e um núcleo complementar.
O entendimento fluente deste texto pressupõe que acompanhamento sistemático de alguns textos de análise anteriores.

2. EXEMPLO

Os indicadores abaixo foram elaborados com base em demonstrações financeiras projetadas.
Os Balanços Patrimoniais se referem às seguintes datas: 31 de dezembro de 2003, 2004, 2005 e 2006. Os indicadores pontuais estão alinhados com estas datas.
As Demonstrações de Resultado se referem aos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007. Osindicadores de período estão alinhados com estas datas.
A seguir encontramos os 10 indicadores básicos devidamente identificados para avaliar empresas.

Qualidade dos Investimentos




3. COMENTÁRIOS

No primeiro bloco encontramos os 8 principais indicadores para medir a qualidade dos investimentos.
No segundo bloco encontramos os 2 principais indicadores para medir a liquidez de uma empresa.
Os indicadores para analisar a qualidade dos investimentos se destacam pela suainterligação.
No topo da pirâmide encontramos o MVA – Market Value Added. O MVA captura todo o fluxo de EVAs projetados.
O MVA é o valor presente do fluxo de EVAs. No nosso exemplo, o EVA projetado para 2007 de $5.514 foi considerado em regime de perpetuidade,
MVA positivo é a medida de criação de valor para o acionista. É o valor de mercado estimado para o capital do acionista, adicionado em relação ao patrimônio líquido contábil.
Em outras palavras: significa o quanto o acionista está mais rico em relação ao capital empregado.
Depois temos a projeção do fluxo de EVAs. Todos eles positivos e crescentes. Significa que cada ano contribui para a criação de mais valor em relação ao ano anterior.
EVAs positivos significam que o lucro da operação cobre todo o custo do capital empregado e deixa um excedente de retorno, o próprio EVA.
Ou seja, EVAs positivos significam que o retorno sobre os investimentos supera o custo do capital empregado.
O fluxo projetado de EVAs está perfeitamente alinhado com o MVA.
O MVA de $33.387 é igual ao seguinte fluxo projetado de EVAs trazido a valor presente:



MVA e EVAs positivos confirmam o bom desempenho dos investimentos realizados (ou dos capitais empregados).
Os EVAs são desmembrados em 3 componentes:
  1. O RAOL – Retorno sobre o Ativo Operacional Líquido.
  2. O CMPC – Custo Médio Ponderado de Capital (ou simplesmente custo de capital).
  3. O AOL – Ativo Operacional Líquido, que representa a base de ativos que precisa ser remunerada, que é equivalente ao conjunto dos capitais empregados.
O AOL (base de ativos) é crescente. Significa ano a ano mais investimentos, ou mais capitais empregados.
Se o leitor pegar sua calculadora financeira, verificará o crescimento anual do volume de capital de terceiros equivale ao crescimento do volume de patrimônio líquido.
Significa que a estrutura de capital permanece idêntica, ou seja, a proporção entre autilização de capitais de terceiros e capital próprio permanece constante.
Como o custo do capital de terceiros é de 6,6% ao ano e o custo do capital próprio é de 15% ao ano, o custo de capital (ou CMPC) permanece em 11,09% ao ano para todo ociclo das projeções.
O custo médio ponderado do capital de 11,09% é resultado de uma média aritmética ponderada:


  • CCT% = Custo do Capital de Terceiros
  • CCP% = Custo do Capital Próprio
Portanto, os EVAs crescem somente em função do aumento do RAOL que é resultado da relação entre o lucro operacional depois do IR/CSLL e o AOL.
O RAOL é desmembrado em dois indicadores:
  • A margem operacional e
  • O giro sobre os investimentos.
A margem operacional é resultado da divisão entre o lucro operacional depois do IR/CSLL a as receitas.
O giro sobre os investimentos é resultado da divisão entre as receitas e o AOL.
No nosso exemplo, conforme mencionado, o RAOL é crescente. Todavia, resultado de uma queda permanente do giro sobre os investimentos mais que compensada por um aumento constante na margem operacional
Este comportamento sinaliza que a empresa realizou investimentos em projetos que não elevam receitas, mas sim reduzem custos.
A diferença entre o RAOL e o CMPC, multiplicada pelo AOL equivale ao EVA.
Portanto, há um extraordinário alinhamento entre o MVA e a evolução dos EVAs, RAOL, Margem, Giro e Custo do Capital.
Do ponto de vista da liquidez, foram 2 os indicadores selecionados..
  • O indicador de cobertura dos juros (ICJ) e
  • Indicador de cobertura do serviço da dívida (ICSD) - pagamento dos juros mais o principal.
O ICJ está praticamente estável no patamar de 1,8 vez. Significa que em todos os anos a geração de caixa para cada 1 (um) real de pagamento dos juros é de $1,80.
O ICSD é crescente e nunca inferior a 4 (quatro). Significa quer para cada $1 real de pagamento de juros e principal, a empresa gera um caixa mais de $4.
Um ICSD sistematicamente maior do que o ICJ, como no exemplo, indica que somente está sendo pago um pedaço dos juros incorridos. O pedaço restante mais o principal estão sendo capitalizados.
BOA SORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário